Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Uma pessoa simples que adora somar amigos. Num encontro comigo mesmo.... Comecei escrever um livro a um tempo atrás, logo que consegui sair de uma terrível depressão devido a um acidente (atropelamento), deste acidente... a única seqüela que ficou foi a certeza que estamos sempre começando e podemos ser interrompidos antes de terminar e que “devo realizar hoje tudo o que anseio pois pode não existir um amanhã..., SINOPSE (...) Neste livro dou permissão aos outros me conhecerem... julgarem, e serem espontâneos no que diz respeito ao conceito sobre mim, mesmo sabendo que não será uma tarefa fácil de realizar... Para isso saiba que.... Meus pontos fortes são, fidelidade de sentimentos, paciência e escuta... Meus defeitos são, tendência a ser rígida e inflexível(comigo mesma)..., e ser demasiadamente séria...(num primeiro momento...)... Este livro tem o Título "UMA ESTRADA E UMA CURVA". Sugerido por um amigo, quando estavámos num lugar especial. (...) Formação: Matemática, Física, Artes, Complementação Pedagógica, Especializada em DM.

Dicas de pinturas...

Pintura com dedo
Materiais:
- Tinta a óleo Acrilex nas cores desejadas
- Palitos de dente
- Algodão
- 1 pano macio
- Cartão telefônico usado
- Hastes flexíveis
- Diluente para tinta a óleo
- Azulejos brancos 15cm x 15cm
- Acrilfix - verniz fixador Acrilex
- Espuma para artesanato

Passo a passo:
1- Inicialmente, deslize os dedos com uma quantidade moderada de tinta a óleo em movimentos horizontais para criar os céus, sobrepondo as cores (ex: pôr-do-sol, amarelo + alaranjado + vermelho, etc.)
2- Para as vegetações, usa-se o algodão com tinta e dê leves batidinhas.
3- Para as arvores, usa-se os palitos de dentes envolvidos com algodão. Para isso, basta deslizá-los dando formas aos galhos. Seguindo esses princípios, com um pouco de treino e criatividade, é possível criar cenários bem reais explorando bem as cores.
4- Ao termino, aplique uma ou duas demãos de verniz em spray, isso acelerará a secagem e impedirá que a tinta saia após seco.
Tempo de secagem aproximado de dois dias.

Programa Arte Brasil


Estilos de pintura
É a classificação de uma pintura. Cada estilo de pintura obedece a uma determinada técnica de se pintar, com pincéis, material sobre o qual se pinta, riscos específicos e muitas vezes, também com cores características.

Os estilos de pintura são originários de determinados países, províncias ou regiões, e alguns são centenários e praticados por artistas decorativos de todo o mundo. Abaixo citamos apenas alguns estilos, para que você conheça um pouco desse mundo das artes tão interessante.
1. Natureza Morta – Pintura que retrata qualquer componente da natureza, desde que fora dela, ou seja, em montagens que podem ou não incluir objetos como vasos, cestos, etc.
2. Paisagens – Pintura que retrata paisagens ou cenas do campo.
3. Canalboat – “Pintura de Barcaças” ou “Van Dyking”, é o estilo de pintura decorativa inglesa e foi criado para decorar os barcos que navegavam pelos canais fluviais desde o século 18, daí o nome (barco de canal).
4. Pintura Realista – Estilo de pintura onde o artista reproduz fielmente o motivo escolhido flores, frutas, objetos, etc.
5. Folk-Art – Arte folclórica. Todo estilo de pintura característica, que tem sua origem em uma determinada região ou país. Arte popular de um povo ou cultura.
6. Marinhas –Pintura que retrata cenas marinhas.
7. Bauermalerei – (Bauer = fazenda, malerei = pintura) O Bauemalerei teve sua origem entre os Alpes bávaro e austríaco ,e é freqüentemente chamado de Pintura Alemã ou Pintura Bávara. O Bauermalerei é dividido em vários estilos, distinguidos uns dos outros por características como traços, cores e riscos específicos.A pintura é feita com cores alegres e retratando principalmente flores, mas também frutas, pássaros, paisagens e figuras humanas, usando-se pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos.
8. Craquelê – Técnicas que produzem efeitos de rachaduras na superfície de um trabalho. Técnicas de craquelar: com verniz, com aspecto de rachaduras evidenciadas por pátinas douradas, ou simplesmente com tintas já produzidas para esse fim.
9. Decoupagé –Técnica francesa que consiste em colar recortes de papel ou tecido em uma superfície. Depois da colagem, se pode complementar com pintura, para evidenciar detalhes e enriquecer o trabalho.
10.Esponjado – Técnica de pintura que consiste em “bater” com uma esponja carregada com uma cor de tinta diferente, sobre outra já seca e que confere um aspecto envelhecido ao trabalho.
Pode-se também, usar esse feito em pinturas decorativas de paredes.
11. Flutuação –Técnica que cria efeito de sombra ou de luz. Utiliza-se um pincel chato ou angular, carregado com a tinta só na ponta, para produzir uma pincelada esfumaçada.
12. Hindeloopen – (Folk-Art) - Estilo de pintura Holandesa, praticada desde o século 17 essencialmente por homens, que ensinam a técnica aos seus filhos, mas não ás filhas mulheres. Com pinceladas ensaiadas, é uma pintura rica, que retrata flores, pássaros, frutos e figuras humanas,etc.
13. Pátina – Várias técnicas de pintura que conferem uma aparência envelhecida ao móvel ou peça onde são aplicadas.
Cada técnica produz um efeito diferente: clássico, rústico, romântico, etc. Exemplos: Pátina Tradicional ou Pátina Lixada, entre outras mais. A utilização da técnica de patina muda as características originais da peça.
14. Pintura Decorativa – Qualquer técnica ou estilo de pintura peças de madeira, metal, cerâmica, vidro, tecido, cortiça, etc.
15. Pinturas em Cerâmica – Existem vários tipos de cerâmica.
Para cada tipo de cerâmica existem técnicas e estilos diferentes de pintura. Existem ainda diversos tipos de tinta: as que não necessitam queima, como as tintas acrílicas, a base de água; as que são queimadas em fornos caseiros; e as que precisam de fornos especiais que alcançam altas temperaturas.
16. Pintura em Madeira – São inúmeros os estilos e as técnicas de pintura que podem ser aplicados em uma peça de madeira, assim como os tipos de tintas que podem ser utilizadas
17. Pintura em Gesso – Material poroso, o gesso deve ser impermeabilizado antes de se iniciar a pintura, que pode ser feita com diversos tipos de tinta.
18. Pintura em Porcelana – É um tipo de cerâmica, branca e refratária que possui uma composição diferente da tradicional. A pintura da porcelana, também pode ser feita usando-se diferentes técnicas.
- Pintura a frio
- Pintura com queima em forno caseiro
- Pintura com queima em forno de alta temperatura
19. Pintura em Tecido – A pintura em tecido, consiste em transferir um risco p/ um determinado tipo de tecido e pinta-lo, pode ser pano de pratos, toalhas de mesa, tolahas de banho, fraldinhas de bebés, etc. Normalmente o material é de fácil acesso e de baixo custo ,proporcionando assim, para alguém que possua dons para essa pintura, uma fonte de renda interessante.
20. Pinturas em Vidro – Existem muitas técnicas e também diferentes tintas que podem ser usadas no vidro. A mais comum é utilizada a tinta para vitral, mas deve-se tomar cuidado pq o vidro não poderá posterior a pintura ser lavado, somente poderá ser limpado com pano.
21. Pintura Country – Estilo de pintura que retrata objetos, animais, frutas, flores e tudo que lembra a vida no campo. Pode ser dividido em três estilos diferentes: Americano, Primitivo e Clássico.
22. Rosemaling – (Rose = rosa, maling = pintando) Estilo de pintura Norueguesa com cores e características específicas. Muito rico e vigoroso, pintado geralmente em cores fortes sobre fundos escuros e subdividido em vários estilos.
23. Pinceladas Ensaiadas –São pinceladas usadas em certos estilos de pintura, que requerem prática constante. Pincelada em forma de “C”, em “S”, em “Vírgula”, etc. São utilizadas em estilos de pintura como o Bauernmalerei, o Rosemaling, o Hindeloopen e o One stroke.
24. Tole Paint – Hoje designa a Pintura Decorativa de uma forma geral, mas a tradução literal seria “Pintura em Lata”.



Pintura em Cerâmica
Materiais:

1 peça de cerâmica
pinta bolinhas
lápis
pincel condor 484 n.10 e 425 n.4
tinta H2O várias cores
Passo a passo:
Limpe bem a peça e faça o desenho;
Pinte em cores bem vivas;
Contorne com um filete com o pincel 425;
Faça bolinhas com o pinta bolinhas;
Faça o fundo com a tinta preta fosca;
Decore com bolinhas. 

Pintura com giz de cera
Material necessário:
- Peça em cerâmica vermelha
- Giz de cera de várias cores
- Esponja de aço
- Pincel chato
- Nanquim preto
- Verniz spray fosco
Modo de fazer:
O primeiro passo é fazer um desenho na cerâmica. Mercedes escolheu fazer ondas na parte de baixo. Com o giz de cera, ela preencheu os espaços.
Passe o giz de cera aleatoriamente, sem sentido certo.
Você pode fazer camadas de várias cores, seguindo o contorno do vaso.
Vaso todo colorido, comece a finalizar.
Com o pincel, passe nanquim em toda a peça.
Como o giz de cera é oleoso, o nanquim não vai aderir totalmente.
O tempo de secagem é de 15 min. Se quiser diminuir esse período, use um secador com ar quente por cinco min. Depois de seco, veremos o efeito manchado.
Lixe a peça com a esponja de aço para tirar o excesso de nanquim e passe um paninho de algodão para polir a cerâmica.
Agora, faça o acabamento final com spray. Mantenha uma distância de mais ou menos 30 cm (para o spray não escorrer).
A peça está pronta. 
Pintura em Azulejo
Material
Tinta a Óleo nas cores;
amarelo indiano,
verde vessiê,
azul ultramar escuro,
terra de siena queimada,
sépia,
gris de Payne
Álcool
Detergente
Espuma macia
Verniz Geral
Solvente
Pincel modelador
Passo a passo
1- Limpar o azulejo com álcool
2- Começar a pintar o azulejo pelo centro do girassol fazendo o miolo com a Tinta a óleo Terra de siena queimada.
3- Dar forma as pétalas do girassol com a cor Amarelo Indiano
4- Dar fundo no azulejo com a cor Azul Ultramar escuro e Gris de Payne, esfumaçar com espuma
5- Dar forma nas folhas com Verde Vessiê
6- Terminar o trabalho dando os acabamentos e forma na flor, folhas e detalhes com os pinceis modeladores.
7- Após total secagem, limpar o pó do azulejo e envernizar com o Verniz Geral.
Ateliê na Tv

Pintura em Fotos Preta e Branco
Material Usado
Tinta Ecolina
1 pincel bem fino
1 pincel chato
1 foto preta e branca
Dissolva a tinta em um pingo dagua para não ficar muito escuro
Para fazer a flor ela usou amarelo e vermelho e pintou com pincel fino
Com o pincel chato pinte o chapéu de azul
Enfeite com cristais e vidrilhos e a peça estará pronta para decorar sua casa
Tv Interior

2 comentários: